relaxe-estress-bonfim-studio

5 truques imbatíveis para aliviar o estresse

Para muitos empreendedores a vida empresarial é um eterno estresse. Por isso unimos alguns conselhos para ajudá-los a aliviá-lo e melhorar sua performance. Dividimos em duas partes (totalizando 10 truques), pois o seu dia-a-dia é cheio de atribuições e também sofremos com ele e alguns desses truques nos ajudaram a minimizá-lo em nossos dias. Então vamos a eles:

1. Identifique as suas fontes de estresse. De todos, este é o passo mais importante. Seja capaz de identificar as suas fontes de estresse é o primeiro passo para poder eliminá-las efetivamente. Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias mais estressantes. Quais são as pessoas, as atividades, as tarefas, os pensamentos ou as coisas que considera serem a raiz de todo o seu estresse? Elabore uma lista de 10 coisas ou situações, e veja o que pode ser eliminado de imediato. Para aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de atenuá-las.
 
Identifique pensamentos estressantes observando se eles se enquadram nessas categorias:homem-pensativo-bonfim-studio

a. Afirmações com “preciso” ou “devo”: você tem uma lista restrita de coisas que “precisa”, “deve” ou “não precisa” fazer e se sente estressado ou nervoso quando não consegue seguir essas regras;

b. Catastrofização: você espera pelo pior resultado ou exagera as coisas piores do que elas realmente são. Até mesmo os problemas pequenos são “terríveis” ou um “desastre”. Pensamento tudo ou nada: você enxerga as coisas em preto ou branco, boas ou ruins. Em vez de ver as complexidades (ou “áreas cinzas”) do ser humano, as coisas são simplesmente certas ou erradas, não havendo um meio termo;


c. E se… (sofrer por antecipação): Você constantemente tem conversas mentais consigo mesmo sobre seus medos, como “E se meu filho estiver machucado?”. “E se ele cair?”, “E se eu me atrasar?” e por aí vai. Você permanece em constante estado de alerta. Isso prejudica seu estado mental e gasta uma energia desnecessária;

d. Pensamentos negativos e não produtivos que levam à preocupação, que desencadeia a liberação dos hormônios do estresse. Quando estiver mal, preste atenção aos seus pensamentos. O que você vem dizendo a si mesmo? Tente transformar pensamentos negativos em positivos.

2. Antes de iniciar o trabalho, alongue-se. O dia começa mais tranquilo e ajuda a você a focar nas tarefas que realmente são importantes para aquele dia. Procure em canais e sites que tenham uma série de exercícios de no máximo 15 minutos de alongamento ou ginástica laboral que você sinta prazer de fazê-lo.
 Gostamos muito do canal exercício em casa, que além de uma série de alongamentos, tem também outros exercícios que ajudam muito nosso dia-a-dia.

3. Simplifique a sua lista de afazeres. Todos temos uma lista de afazeres que, que parece crescer em vez de diminuir.  assim como o nosso estresse por não conseguirmos riscar itens dessa lista, assinalando-os como concluídos! Agrupe ou delegue tarefas, de forma a simplificar essa lista, reduzindo-a para incluir apenas as empreitadas essenciais. A partir daí, o processo será mais fácil e a satisfação retirada do mesmo, maior.

4. Libertar a agenda. Consequência da tarefa anterior. Crie mais tempo livre na sua vida. Não é programe cada minuto da sua existência, esse é uma tarefa para seu eu que ficou para trás! Aprenda a evitar reuniões e a agrupar tarefas num só bloco de tempo. Quando alguém lhe pede para agendar uma reunião, tente primeiro resolver o assunto pelo telefone ou por e-mail. Ter uma agenda mais vazia lhe torna uma pessoa mais centrada.

5. Pare tudo por 3 minutos e respire.

relaxando-musica-bonfim-studio

Faça intervalos, e relaxe. Se possível vá caminhar numa praça ou parque próximos. Vá a algum lugar novo, ou simplesmente sente-se na cadeira ou no chão com a coluna ereta e feche os olhos por 3 minutos. Se te ajudar a se acalmar, faça uma contagem regressiva mental até 20 e quando chegar ao zero pense numa palavra positiva e volte a contar até 20. Lembre-se de respirar, sempre! No início sua mente questionará o por quê disso, ficará inquieta, enviará um alerta de que isso não irá ajudará em nada. É normal para uma mente estressada, mas não desista. Nas próximas tentativas aos poucos a mente entenderá que isso é importante para reservar energia e tranquilidade para as tarefas do cotidiano. Caso goste, ouça uma música relaxante ou leia um livro.

Save

Save

Save

Save