A banda MUSE usa Inteligência Artificial para criar um videoclipe que muda a cada 24 horas
O vídeo promove o recém-lançado single ‘Dig Down'(abaixo) e usa um algoritmo para pesquisar na Internet por trechos de vídeos que combinem as letras da música.
A ferramenta de Inteligência Artificial usa um algoritmo exclusivo, desenvolvido pela empresa Branger Briz, para criar um vídeo musical que mudará diariamente por 30 dias.
Essa ferramenta faz uma varredura de centenas de horas de transmissão de vídeos pela web, procurando por ocorrências de palavras da letra de ‘Dig Down’, produzindo um arquivo dos vídeos com as devidas falas.
Estes recortes são então agrupados de acordo com o tempo da canção original, resultando em um vídeo único onde cada parte da música acaba sendo dita por pessoas diferentes, sobrepostas a trilha instrumental, numa espécie de karaokê digital.
Para que os fãs acompanhem as prometidas 30 versões do clipe, a banda disponibilizou um site exclusivo:
Alguns dirão não se tratar exatamente de uma novidade, pois algo bem semelhante já fora experimentado antes por outra banda inglesa – a Shaking Chains – mas o Muse continua a se manter na vanguarda como banda que adora inovar.
O fato é que uma iniciativa dessas, partindo de um artista de enorme visibilidade como o Muse, só aumenta a visibilidade que os avanços na área de IA tem alcançado em “criatividade computacional”, aproximando ainda mais a tecnologia do público geral.
No clipe original há algumas referências de filmes antigos que retrataram como seria o futuro, você sabe nos dizer quantos e quais? Deixe aqui nos comentários. 😉