Nishiki-koi: uma marca inspirada numa fraude antiga

Nos tempos onde o sakê – o famoso destilado japonês – era entregue em barris, o arroz era uma mercadoria muito preciosa. A fim de maximizar seus lucros, muitas das empresas produtoras de sakê corrompiam sua produção misturando mais água à receita original, tornando o uma bebida bem mais aguada. As adegas e lojas de bebidas pareciam estar de acordo com essa prática, já que faziam o mesmo, adicionando ainda mais água antes de vender o produto aos consumidores, que acabavam por receber um produto bem alterado.


A prática fraudulenta tornou-se tão comum que até mesmo um termo foi especialmente cunhado para se referir a esse tipo de sakê: kingyo-shu (sakê do peixinho dourado), o que significa que o produto estaria tão diluído que até mesmo um peixinho dourado poderia nadar naquela bebida. Mas a Imayo Tsukasa, uma destilaria com tradição de 250 anos, nunca participou dessa prática. Aliás, ao que reza a lenda, eles sempre mantiveram excelente relacionamento com as lojas especializadas, que sempre apreciaram seu excelente e puro sakê.


Os proprietários da Imayo Tsukasa, uma empresa familiar, decidiram então criar uma marca inspirada nesta importante parte desta história. Mas ao invés do peixinho dourado, eles preferiram seu primo distante, a carpa (koi, em japonês). Projetada pela designer gráfica Aya Kodama,as garrafas de Nishiki Koi sakê exibem belas padronagens pelos quais as carpas são facilmente reconhecidas. E quando colocadas dentro das caixas brancas, um recorte em forma de peixe cria a perfeita ilusão de uma carpa nadando. Genial!

A embalagem é realmente linda, e acabou de ganhar o Good Design Award no Japão, bem como vários outros prêmios internacionais de design. Mas não esqueçamos do sakê, já que o precioso produto também teve seu reconhecimento no Japão e no exterior, especialmente no International Wine Challenge, onde ganhou um bronze.

Queremos um cardume dessas lindas garrafas o quanto antes!