China inaugura biblioteca com capacidade para mais de um milhão de livros
Recentemente pudemos conferir Blade Runner 2049 e ficamos de queixo caído com o visual futurista que Denis Villeneuve conseguiu imprimir ao filme, não ficando nada a dever para o original de Ridley Scott.
E como seria uma biblioteca futurista? O recém inaugurado espaço Tianjin Binhai, na China, quebra padrões pelo visual futurista e tamanho monumental, capaz de armazenar 1,2 milhão de livros!
O incrível prédio de 33,200 m² foi projetado pelo escritório de design holandês MVRDV, em colaboração com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI) e é parte de um conjunto de 5 edifícios que juntos formam um novo centro cultural da cidade de Tianjin.
Criado de forma a se assemelhar ao formato de um globo ocular, o prédio já é chamado de “O olho de Binhai” e tem atraído um grande número de visitantes que ficam deslumbrados com suas formas geometricamente fluídas e orgânicas.
As paredes internas acolhem prateleiras infinitas, que vão de um lado a outro e do chão ao teto, em um belo efeito tridimensional.
Apesar da enorme capacidade – estimada em mais de 1 milhão de exemplares – as prateleiras na verdade contém apenas uma fração disso, sendo que todas possuem uma papel de parede infinito, com imagens de livros, o que causa uma bela impressão quando vistos a certa distância. Mas não se engane, pois lá estão espalhados “apenas” cerca de 200 mil exemplares.
Os corredores, além de acolherem os livros, também servem como bancos, o que torna a experiência convidativa e acolhedora.
O prédio foi todo pensado para atender a todas as necessidades de uma biblioteca moderna.
A grande pupila translúcida no centro do átrio é na verdade um auditório e também o ponto de partida para acesso às áreas de leitura, com espaços específicos para crianças e idosos, salas de estudo e convivência, além de espaços com computadores e salas de áudio.
O velho trocadilho “de encher os olhos” nunca foi tão apropriado!
Clique nas imagens para ampliar.