Qual é a hora certa de contratar gerenciamento de mídias sociais?

Empreendedores sabem da necessidade dedicarem-se às redes sociais. Demanda tempo e conhecimento.
Mas nem todo mundo sabe que se trata de um trabalho estratégico, que deve ter em mente vários fatores, como por exemplo o público-alvo a ser atingido.

O empresário quase sempre mantém o foco exclusivamente em “tocar a empresa” e por isso acaba designando um terceiro para a tarefa de cuidar das redes sociais. Geralmente é um funcionário não especializado para esse ofício, ou até mesmo um parente bem intencionado.
Mas inevitavelmente, chega um momento que a falta de conhecimento sobre planejamento e funcionamento do meio e dos veículos acabam trazendo sérios efeitos colaterais, como a reprovação de anúncios por falta de conhecimento em políticas de publicidade pertinentes para cada rede, desleixo em não responder questões enviadas pelos seguidores em posts ou inbox.
Por estar míope em relação a tudo isso, o empreendedor tem a má interpretação de que redes sociais não dão resultado.

Bom, sabemos que não é bem assim, pois 91.7% das empresas brasileiras utilizam o Facebook como parte de sua estratégia de marketing digital, seguido por 47% no Instagram e 42% no Youtube, segundo a Content Trends 2016.

Então o que deu errado?
Por que não tenho destaque nas redes sociais?

Antes de mais nada deve-se investir em que tem conhecimento aprofundado para o manuseio dessas ferramentas. Não basta apenas ter um perfil e postar fotos de gatinhos, pois quem gerencia mídias digitais deve ter responsabilidade e conhecimento e não ser apenas alguém que acredita “manjar muito”. Pois se eles mal sabem usar hashtags para indexar buscas por palavras-chave, montar uma estratégia ou criar um estilo de publicações deve lhes ser impossível. Aí não há salvação!

 

SOLUÇÃO DIVINA

Vamos colocar tudo em seu devido lugar, respira!

#1 Gerar valor – é nisso que você deve focar!
Que fique claro, apesar da imensa quantidade de internautas presentes todos os dias nas redes sociais, essas pessoas não estão lá para comprar, mas sim para acessar conteúdo e informação.

A melhor maneira de criar audiência nas redes sociais é entregando conteúdo de qualidade para os usuários. Assim, com uma estratégia bem planejada e executada de forma consistente, mais pessoas passarão a consumir seu conteúdo e a engajar com suas publicações.

#2 Tenha paciência
Seu negócio não terá sucesso imediato, logo de cara. Nas redes sociais as estratégias trazem retorno de médio a longo prazo, portanto se deseja que sua marca tenha uma sólida presença, você deve ter paciência. É preciso investir tempo e dinheiro para obter resultados satisfatórios e engana-se quem acha que esse investimento é desnecessário.

Essa é a hora de contratar de uma empresa especializada ou um profissional qualificado para cuidar do gerenciamento de suas redes sociais. Havendo empecilhos financeiros, deve-se planejar uma verba direcionada para contratação no futuro.

#3 Planejamento

Caso no início você opte em fazer por conta própria, antes de sair criando contas e postando qualquer coisa nas redes sociais, é preciso planejar. Verifique quais as redes que são ideais para seu segmento e onde seu público está presente e cheque as particularidades de cada uma. No facebook, por exemplo, deve-se criar uma página para negócios. “Perfil” é restrito para pessoas físicas. Caso já tenha feito um perfil de sua empresa por engano, o Facebook te mostra como reverter isso.

Planeje o conteúdo a ser criado, crie e siga um calendário semanal, ou mensal, de postagens. Mantenha a consistência e lembre-se, o objetivo é de conquistar e fidelizar clientes através de conteúdo relevante.
Mas se eu quiser, eu posso vender meu produto ou serviço? Sim pode! Mas tenha em mente que as pessoas não vão as redes sociais para comprar, não é seu objetivo final.

#4 Execute, produza e publique
Preze sempre pela qualidade. Isso será fundamental para o sucesso de sua estratégia.

Dê a devida atenção ao design de sua comunicação, mantendo um padrão de identidade visual com o devido refinamento, para não transmitir à sua audiência, uma sensação de amadorismo. E acredite, muitas vezes essa etapa é negligenciada, mas ela é a porta de entrada para despertar o interesse do seu público. Errar no planejamento tem conserto, mas amadorismo em design pode ser a morte para sua marca!

#5 Invista em anúncios
Um erro muito comum é não dar a devida importância aos anúncios pagos, pelo fato de que não é preciso pagar nada para estar nas redes sociais. Mas isso não quer dizer que você será visto.

A relação custo/benefício é uma das maiores vantagens. O baixo custo das campanhas, em relação as mídias tradicionais, deve ser aproveitado para acelerar o crescimento e o fortalecimento de sua marca. Campanhas patrocinadas e bem executadas são capazes de gerar ótimos resultados.

Antes de iniciar, fique por dentro das políticas de publicidade das redes onde anunciará. Aqui mostramos o que é ou não permitido pelo Facebook. Fique atento e evite que seu anúncio seja bloqueado ou reprovado.

#6 Monitore e Mensure
É uma ótima oportunidade para analisar de forma positiva o feedback obtido, verificar o que está ou não agradando sua audiência, responder os comentários em posts e redirecionar conversas com potenciais clientes para alguma forma privada de comunicação.

Use esse monitoramento também para checar o que seus concorrentes tem feito, identificar tendências e estratégias que valem a pena ser replicadas. Verificar problemas apresentados e também capturar ideias para futuros conteúdos, gerando novas oportunidades.

Mensurar os resultados obtidos com suas publicações e anúncios também é essencial para entender o que está alavancando ou emperrando o seu plano de marketing. Com esses dados você poderá reajustar sua estratégia, visando uma melhoria constante na produção de conteúdo.

Vamos colher os louros? 😉