Como continuar vendendo em tempos de coronavírus
Estamos em meio a uma pandemia mundial por conta do coronavírus.
As ruas tendem a esvaziar, os passeios deverão ser adiados e as reuniões familiares e de amigos idem.
Isso força todos a mudarem seus hábitos de consumo, focando não apenas em e-commerce, mas principalmente em outros canais de venda antes tidos como meramente informais mas que hoje são usados em larga escala. O WhatsApp é um bom exemplo disso, já que hoje existe até uma versão business com algumas possibilidades avançadas, como mensagens automatizadas, catálogo de produtos e acesso a métricas.
Para o comércio, é mandatório que seus produtos sejam acessíveis também nas plataformas de delivery, que hoje são muitas.
Adaptação é a chave.
Mas o que os pequenos e médios empreendedores podem fazer para minimizar o impacto inicial em seus negócios? A poucos dias de uma data de tradicional apelo ao consumo como a Páscoa, este é o momento em que pequenos e micro empreendedores deverão direcionar esforços para iniciar essa nova fase em seus negócios, não devendo aguardar pelo fechamento do mês ou análises complicadas sobre número de pedidos ou quantidade de clientes. A crise é real e pegou todos de uma vez, portanto as ações necessitam ser imediatas.
Além da obrigatória diversificação dos canais de atendimento como falamos no início, alguns empreendedores estão lançando mão de sites de vouchers, onde é possível vender seus produtos antecipadamente com algum tipo de retorno para seus clientes após o período de quarentena. Consumo em dobro, livros de receitas, ou mesmo um agradecimento público são alguns dos prêmios que podem ser oferecidos em campanhas nos sites de vouchers.
O importante é manter o apelo de forma equilibrada e não de simplesmente passar o chapéu, o que demonstraria desespero. Empatia é a chave, pois você não está sozinho nesta crise.
Com tudo isso, é preciso se destacar em meio a concorrência e as plataformas digitais continuam sendo uma boa opção para isso já que as pessoas estão passando mais tempo em casa e o uso da internet é maior. Por isso as campanhas de anúncios feitas no Google, Facebook e Instagram continuam sendo boa opção para divulgação de sua empresa.