bonfim-studio-rundmc-adidas

Música e sneakers – Como surgiu essa parceria de peso

Hoje é muito comum ver clipes musicais onde o cantor ou a banda promovem algumas marcas de tênis, calçados, vestuário, carros, etc.
Mas no início da década de 80 isso não era nada comum, ainda mais para uma classe social desfavorecida que não era o público-alvo das empresas. Era (e ainda é) comum para atletas, mas para um grupo que veio dos guetos não.

Os rappers RUN DMC em seu terceiro álbum “Raising Hell” lançado em 1986, expressaram seu amor pela Adidas, com a música “My Adidas”. A aprovação pelo seu público foi tão grande que nos shows quando essa música tocava, todos na platéia que estivessem usando os tênis da marca, sacavam um dos pés e erguiam em sinal de adoração, tamanha admiração com a marca, e – é claro -, com o Run DMC.

Bonfim-studio-run-dmc-adidas-shoe-deal

Em retribuição pela exposição e divulgação feita por  Jason “Jam-Master Jay” Mizell, Joseph “DJ Run” Simons e Darryl “D.M.C.” McDaniels, a Adidas criou a coleção ADIDAS ORIGINALS RUN-DMC, com referências ao universo do grupo, como a cidade de Nova Iorque, o bairro do Queens, o estilo de vestir, e claro, usaram a música My Adidas para divulgar os produtos. As cores escolhidas para os tênis da coleção foram amarelo e azul, exatamente como o grupo cita na música: “- Got blue and black cause I like to chill and yellow and green when it’s time to get ill”.
Aliás, o contrato rendeu na época mais de 1 milhão de dólares para o grupo!
Nada mal!

Eles também lançaram tendência na forma de usar o sneaker sem o cadarço, em alusão à realidade das penitenciárias, onde não era permitido usar cadarços em qualquer calçado que fosse. Isso caiu nas graças do grupo e de seus fãs. Dificilmente alguém era visto no Queens usando os tênis da marca com os cadarços.

Há também um vídeo da Lilian Pacce que trata da cultura sneaker, onde os rappers são citados aos 4:30 minutos. Vale a conferida.

We luv Run-DMC!