Ter ou não ter CRM, eis a questão!
Antes de mais nada o que significa CRM?
“Customer Relationship Management”, em português é GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE. Até aqui não esclarece muita coisa, mas leia até o final que vamos explicar o que é um software de CRM e se você precisa de um.
CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente, refere-se ao software que permite que as empresas acompanhem todas as interações com clientes atuais e futuros. Embora os recursos do software possam ser diferentes dependendo do provedor utilizado, ele geralmente é chamado pela abreviação, CRM.
A maioria dos CRMs tem recursos para manter o controle sobre nomes, e-mails e telefones de prospects e clientes. Outros podem acompanhar chamadas telefônicas, registrar e-mails enviados e acompanhar os feeds de mídia social dos prospects. Softwares mais complexos e avançados podem encaminhar leads aos representantes de venda e registrar as interações com as equipes de atendimento ao cliente.
Independentemente dos recursos implantados, a meta da implantação de um CRM é criar um sistema que sua empresa possa usar para interagir com prospects e clientes de maneira mais eficiente e eficaz.
Para a equipe de vendas, ter todo o histórico do prospect em um único local economiza muito trabalho e melhora a produtividade. Por exemplo, os representantes não precisam ficar caçando em um monte de programas diferentes para tentar descobrir para quem fazer a próxima chamada.
Hoje, a maioria dos CRMs está na nuvem, facilitando a instalação e manutenção do sistema para sua empresa. Normalmente você paga uma tarifa mensal de assinatura para obter acesso ao CRM diretamente em seu navegador web.
Eu preciso de um sistema de CRM?
Frequentemente, a resposta é sim.
Por quê? Não é possível simplesmente usar uma planilha do Excel para acompanhar quem são seus clientes e fazer anotações sobre as interações com eles?
Tecnicamente, sim – você pode usar uma planilha do Excel para fazer tudo isso. Porém, a manutenção desse processo se torna muito complicada quando você começa a crescer. Acompanhar manualmente as interações de cinco clientes é possível… Mas e com 20? 50? 100 clientes? Em um certo ponto, você irá gastar o dia todo acompanhando as interações com seus prospects e clientes, em vez de realmente administrar seus negócios.
Aqui, entra em cena os CRMs: Eles acompanham automaticamente as informações de seus prospects e clientes, para que você possa se concentrar no crescimento da sua empresa. Por isso, recomendamos um CRM, mesmo para pequenas empresas. Afinal, todas as empresas querem crescer.
Vamos lembrar que o uso do CRM não se restringe às vendas. Inúmeros outros mercados e nichos de mercado, desde atendimento ao cliente até assistências técnicas de celulares, TVs ou computadores, todos estão adotando CRMs para controlar e gerenciar as relações com seus clientes.
Como decidir qual software de CRM obter?
Há muitas opções de CRM por aí, que podem funcionar para sua empresa. Tudo depende de quais recursos sua empresa mais precisa. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer para ajudar a descobrir qual CRM você deveria ter:
- Sua equipe de vendas tem um processo claro sobre para quem e quando telefonar? Caso negativo, você precisa de um CRM que permita visualizar quais prospects estão mais engajados.
- Sua empresa trabalha com grandes transações B2B que exigem a interação com muitas pessoas dentro de uma organização? Você precisa um CRM que possa extrair e organizar os dados de uma pessoa, baseando-se na empresa para quem ela trabalha.
- Qual é a principal maneira de interação com os leads: ligações telefônicas, e-mails, mídias sociais, ou uma combinação disso? Você precisa descobrir como CRMs diferentes podem facilitar a interação dos prospects com os representantes.
A melhor maneira de descobrir o que você precisa é conversar com pessoas de todos os níveis em sua organização. Assim, você pode descobrir de quais recursos sua equipe, como um todo, precisa no dia a dia.
Se estiver administrando uma empresa e quiser continuar crescendo, você precisa de um CRM. Seu sucesso depende da sua capacidade de encantar seus clientes. Conhecer o máximo sobre eles, fornecer respostas rápidas às suas perguntas, resolver problemas com velocidade e oferecer uma experiência personalizada na qual o cliente se sinta especial; tudo isso ajudará a encantar seus clientes e, como resultado final, ajudar você a crescer.
Conte para a gente como você organiza seus contatos. Ou ligue para nós e agende uma reunião para conversarmos mais a respeito 😉