Entendendo as diferenças e semelhanças entre email marketing e newsletter
Muita gente se pergunta qual é a diferença entre eles, pois aos olhos de um cliente ou para quem abre seus e-mails, não fica claro. Se for bem planejado, pensando nos efeitos produzidos por cada um, os resultados a curto, médio e longo prazo trarão benefícios ao negócio.
Alguns menosprezam sua força como fonte de oportunidade para fechar negócios, por isso todos nós recebemos diariamente em nossa caixa de entrada. Mas como identificar as diferenças, ou melhor, como diferenciar os objetivos entre elas?
E-mail marketing
Objetivo principal: VENDAS
Objetivos secundários: construção de um bom relacionamento com clientes e propects e uma marca cada vez mais fortalecida.
Planejando uma estratégia digital, a ferramenta se torna mais assertiva.
Newsletter
Objetivo principal: ENGAJAMENTO
Objetivos secundários: conquistar novos clientes
Periodicidade é super importante, mas não pode ser deixada de lado a interatividade com outros canais com viés comunicativo e, especialmente a interação com o segmento de atuação.
Agora que você já sabe as diferenças, vamos aprofundar um pouquinho. Por isso daremos três dicas matadoras para você acertar no alvo:
- Peça autorização para enviar
Bons relacionamentos começam com respeito pelos clientes e possíveis clientes.
Seguindo as regras básicas do marketing digital, para que uma empresa efetue o envio de campanhas, é necessário que a mesma tenha uma base de contatos qualificada e que seja opt-in. Isso significa que todas as pessoas que estão incluídas nas listas de emails autorizaram o recebimento de mensagens com comunicados, newsletters e/ou promoções daquela empresa.
- Personalize as mensagens
Ser direto e objetivo não significa que o e-mail deverá chegar até o destinatário sem nenhuma personalização. Não especificar o nome do cliente, faz com que muitos acreditem ser apenas “mais um” entre tantos outros como ele.
- Conteúdo excessivo
Estamos constantemente muito ocupados, então ninguém lerá textão. Por isso conteúdo desnecessário não surte efeito em seu público-alvo. Tal erro aumenta as chances de cancelamento de assinatura.
DICA ESPERTA EXTRA:
O assunto (ou título) será o primeiro contato com o conteúdo a ser produzido, por isso capriche e use o espaço para chamar a atenção do cliente para abrir seu email.