Mosaic, a primeira minissérie interativa com perspectivas múltiplas exibida antes em aplicativo
O premiado diretor Steven Soderbergh está desenvolvendo com a HBO, a mini série Mosaic. Ele revelou em entrevista ao Film Comment que o projeto será exibido primeiro em aplicativos, que estará disponível gratuitamente para aparelhos com sistema iOS e Android, e após alguns meses irá para a televisão. Infelizmente, aqui no Brasil não há previsão de chegada (snif, snif).
“Haverá uma versão episódica que deve ir ao ar em janeiro, mas idealmente, se ir para frente, será apenas um app. Ofereci a HBO a possibilidade de um corte linear porque precisava de mais dinheiro para desenvolver a tecnologia. Disse que tinha um monte de material que não estava no aplicativo. ‘Posso fazer um corte de seis horas, uma versão episódica disso que será uma coisa única.’ E eles disseram ‘claro’.”
Segundo o diretor, estará nas mãos do espectador decidir quais caminhos quer percorrer na história. “É uma obra de narrativa ramificada. Narrativas ramificadas existem há muito tempo, mas agora a tecnologia permite, espero, uma forma mais elegante e intuitiva de engajamento do que aquelas antes possíveis. Gastamos muito tempo em como você toca nessa coisa. Queria ter certeza de que seria bonito e simples, para quando a oportunidade surgisse para decidir qual perspectiva seguir, parecesse orgânico e não como uma interrupção. O app está disponível desde novembro/17.”
A história gira em torno de um crime, contou ele. “É um assassinato. Mas não é um assassinato cheio de mistérios. Há dois períodos diferentes, um atual e outro de quatro anos atrás. Esse caso, que todo mundo achou que estava resolvido, é reexaminado com resultados interessantes. Então você pode voltar e avançar dependendo de quem você quer acompanhar naquele ponto. Parece ser o tipo de história que se beneficia de perspectivas múltiplas.”
O elenco de Mosaic conta com Sharon Stone, Garrett Hedlund, Beau Bridges, Jeremy Bobb, Frederick Weller, Maya Kazan e Paul Reubens.
O aplicativo, que lhe permite analisar pistas e escolher a ordem de abordagem, já pode ser baixado nas lojas da Apple e Google. Já a série de TV, com seis capítulos e um formato de narrativa mais linear, tem previsão de exibição para janeiro de 2018 pela HBO e não existe previsão de chegada ao Brasil, até o momento (snif, snif de novo)
Fonte: Site Omelete