Temos que falar sobre a experiência do usuário – UX

Você pode se perguntar:
“- No que isso afeta meu negócio?”

E nossa resposta é que isso afeta e muito. Pois quando você facilita a jornada de seu cliente ou prospect, seja na aquisição de seu produto ou serviço, seja pela experiência em si da visita, automaticamente já está pavimentando o caminho para um aumento de suas vendas.
Muitos podem acreditar que isso depende tão somente da captação de leads ou outras ferramentas de vendas. Ledo engano, afinal, se o design do site não facilitar a navegação e não for convidativo à exploração, não adiantará muita coisa. Tudo deve caminhar junto!

Por exemplo, quando você entra em algum e-commerce, quer logo encontrar o produto que lhe interessa, conferir as opções, comparar com outros produtos talvez, pagar e contar os dias para receber, certo? Ou seja, ter seu objetivo atendido de forma clara e eficaz.

Mas infelizmente, alguns desses sites mais parecem ser um teste de paciência, pois a impressão que passam é a de que estamos presos em um verdadeiro labirinto. E queremos ser atendidos e não perdidos.
Quem já não teve essa sensação ao buscar informações em sites diversos, ou mesmo nas redes sociais?

Pois isso é o UX – User eXperience. Ou em bom português: Experiência do Usuário.
No caso, uma boa experiência, que facilite o acesso a informações relevantes, que guie o visitante para aquilo o que ele quer encontrar.

Veja essa sequência de GIFs que mostra alguns bons exemplos de UX.