Se sua empresa está no Facebook, estas dicas são para você

Por mais que digam que o Facebook saiu de moda, ainda é a rede social mais visitada do mundo e por vezes até confundida com a internet em si. Por isso, estar no Facebook não é apenas como figurar em uma simples vitrine de vaidades, mas certamente é estar próximo a seu público e clientes.

Então vamos a um apanhado de dicas que podem ajudar sua empresa – qualquer que seja o tamanho dela – a ter uma presença mais efetiva na rede de Mark Zuckerberg.

1. Tenha uma página comercial e não um perfil.

Comece do início: Você precisa criar uma página comercial, não um perfil pessoal para representar sua marca. Não importa se você vende bolos ou bicicletas ecológicas, se presta serviços de estética corporal ou afinação de pianos. É preciso ter uma página comercial no lugar do tradicional perfil pessoal.
Visualmente, podem até parecer iguais, mas as páginas oferecem ferramentas exclusivas para empresas, marcas e organizações. Seus fãs podem Curtir sua página para ver atualizações nos feeds de notícias, o que não é possível nos perfis pessoais.

Isso também amplia o potencial comercial do Facebook para seus negócios e faz com que esteja dentro das diretrizes impostas pela rede, descritas nos Termos de serviço do Facebook, que impedem o uso de uma conta pessoal para representar outra coisa além de uma pessoa, como, por exemplo, uma empresa.
Mas não entre em pânico, pois se você já criou um perfil pessoal para sua empresa, é possível convertê-lo para uma página comercial, que você pode entender como fazer aqui.

Configurar uma página do zero é muito simples. Acesse https://www.facebook.com/pages/create e siga as instruções passo a passo de configuração.

2. Crie uma URL encurtada ( Nome de Usuário) com o nome de sua empresa.

Assim que você tiver criado sua página comercial, receberá aleatoriamente um número e uma URL, como facebook.com/196270820409963.
Para que sua página seja mais facilmente encontrada, substitua esse número gigante por algo mais simples e direto, como facebook.com/BonfimStudio.

Para escolher o novo nome, acesse www.facebook.com/username e escolha um que melhor o represente.

Caso ainda tenha dificuldades, aqui existem mais informações sobre o assunto.

3. Responda rapidamente a seus clientes.

Ninguém gosta de ficar esperando por informações sobre um produto ou serviço. E se você não responder rapidamente, seu concorrente o fará. Por isso é muito importante ter uma frequência de resposta de alto nível no Facebook.
Isso inclusive é computado pelo próprio sistema de respostas do Messenger, que irá aferir à sua página uma espécie de selo sobre o quão rápidas são suas respostas. O que não deixa de ser um dado positivo.

    

4. Use respostas automáticas.

Outra vantagem de se ter uma página comercial no lugar do perfil pessoal é a possibilidade de que se tenha uma resposta automática sempre pronta para que seus visitantes tenham uma espécie de boas vindas. É possível personalizar isso de muitas maneiras, de acordo com a sua conveniência.
Um escritório de advocacia pode deixar, por exemplo, a seguinte mensagem automatizada:

Olá! Não estamos online no momento.
Tão logo estejamos de volta, lhe daremos um retorno.
Obrigado por seu contato!

Enfim, seja criativo e assertivo.
Também é possível ir além e utilizar um sistema de chatbot. Já falamos sobre isso em outro post de nosso blog.

5. Tenha um botão call to action.

O recurso já existe desde 2014, mas muitos ainda não fazem ideia de que é possível  ter um botão de call to action junto ao cabeçalho de sua página, ao lado do botão de mensagem.
Isso é extremamente útil, pois é possível programar o botão dentre diversas funcionalidades como “Cadastre-se”, “Fale conosco”, “Fazer Reserva”, “Assistir ao Vídeo” ou “Comprar Agora”. O botão pode inclusive levar o visitante para outra página, fora do Facebook. Muito útil se você tiver uma loja online.
Observação importante: O recurso ainda não está disponível para a versão móvel do Facebook, o que quer dizer que somente será visto quando acessado em desktops.

6. Poste videos e faça transmissões ao vivo.

Já não é segredo para ninguém que o Facebook quer ser uma rede totalmente focada em vídeo. A interface de exibição quando se acompanha algum conteúdo do tipo, postado por lá já deixa isso bem claro. Links externos para serviços como YouTube e Vimeo já deixaram de ser exibidos dentro do feed ou na timeline, sendo redirecionados para outra janela/aba do navegador.

Por isso, vídeos que forem armazenados diretamente no Facebook sempre terão um alcance orgânico muito bom, comparado a outros conteúdos. E se for ao vivo, melhor ainda.

7. Agende suas postagens.

Muitos reclamam do tempo (ou da falta dele) para justificar a frequência de postagens no Facebook. Mas é possível agendar seus posts antecipadamente e com isso estar livre para outras tarefas de sua empresa. Dessa maneira, você pode usar o tempo livre ou menor atividade nos negócios para programar postagens de seus produtos e serviços, elaborar e programar promoções e divulgar eventos.

8. Tenha uma presença mais SOCIAL na rede.

Talvez a dica mais valiosa seja justamente esta. Não restrinja suas postagens apenas a atividade de sua empresa. Lembre-se que as pessoas acessam o Facebook principalmente em busca de algo que as distraia e entretenha. E acompanhar os gostos de seus clientes e seguidores faz com que a interação seja maior. Afinal, quem quer ficar curtindo apenas fotos de produtos? É preciso oferecer mais qualidade aos seus seguidores e não apenas bombardeá-lo com conteúdo. Postar sobre outros assuntos pode e deve ser uma constante em sua página.

Por isso é importante considerar a contratação de uma empresa que cuide disso em seu lugar. Não que você não possa fazê-lo, mas ao entregar esse trabalho a quem entende e vive isso no dia a dia, além de você ter uma página mais presente na lembrança do público, ainda terá mais tempo para cuidar daquilo que mais lhe interessa: seus negócios.